Subscribe Now
Trending News

Faxinal dos Guedes

Em 1910 era denominado “GRAMADO DA JOAQUINA DA ROSA”, pelo fato de seu território pertencer ao Sr. Saturnino Rosa Neto, o qual havia adquirido as terras da ex-colonia militar, parte integrante do município de Chapecó, Território do Iguaçu.

Seu povoamento e colonização efetivos não fogem das demais comunas do Oeste: Desbravamento feito por gaúchos, com predominância de ítalo-brasileiros, principalmente nas últimas décadas do século passado.

Quando foi considerada 7º (sétimo) distrito de Chapecó em 1942, surgiu o nome de FAXINAL DOS GUEDES, pela existência da família Guedes Ramos, poderosos proprietários de terras, Antonio José e Estevão Guedes Ramos, provindo daí o nome GUEDES. Quanto a FAXINAL pela característica do município, FLORESTAS FAXINAIS, identificada por pastagens, entremeadas de arvoredo esguio.

Ainda em 1942, colonizadores iniciaram a venda de lotes das Fazendas. Construída a primeira Escola, a qual servia como Igreja Católica.

Por volta de 1943, foram abertas as primeiras ruas: instalação de uma casa comercial, a primeira serraria e ainda foi criado o Clube Recreativo Itagiba.

Em 1958, como Distrito do Município de Xanxerê, Faxinal dos Guedes conseguia a sua emancipação.

Sua economia hoje, gira em torno da agropecuária e indústria.

Dados do Município

Região Turística: Grande Oeste
Área: 339.699 km (IBGE/2010)
População: 10649 habitantes (IBGE/2013)
Latitude: 26°51’1
Longitude: 52°15’3
Altitude: 0 m
Cidades próximas: Xanxerê, Xavantina, Ipumirim,

Vargeão, Abelardo Luz, Ouro Verde, Bom Jesus.

Grande Oeste

Com paisagem campeira, parques ecológicos, cascatas, corredeiras e cânyons, a região é um convite à prática do ecoturismo e aos amantes das belezas naturais. As estâncias de águas termais, as propriedades de águas termais, além da cultura indígena caigangue completam o cenário desta região que é o maior centro agroindustrial de Santa Catarina e constitui-se na maior parte por municípios com menos de 10 mil habitantes.

IDMS de Faxinal dos Guedes

Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável

0.0000

 

Guia de Serviços

Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc… Conheça o guia completo de serviços de Faxinal dos Guedes.

Saiba Mais

Localização

O acesso a partir da rodovia BR-282.

O Aeroporto mais próximo é o situado no município de Florianópolis, distante cerca de 59 km do Município de Faxinal dos Guedes.