facebook
Portal de Turismo de
Faxinal dos Guedes

Faxinal dos Guedes


{{previsaoTempo.dia1.diaSemana}} {{previsaoTempo.dia1.condicao}} min {{previsaoTempo.dia1.minima}} / max {{previsaoTempo.dia1.maxima}}
{{previsaoTempo.dia2.diaSemana}} {{previsaoTempo.dia2.condicao}} min {{previsaoTempo.dia2.minima}} / max {{previsaoTempo.dia2.maxima}}

Apresentação

Em 1910 era denominado "GRAMADO DA JOAQUINA DA ROSA", pelo fato de seu território pertencer ao Sr. Saturnino Rosa Neto, o qual havia adquirido as terras da ex-colonia militar, parte integrante do município de Chapecó, Território do Iguaçu.

Seu povoamento e colonização efetivos não fogem das demais comunas do Oeste: Desbravamento feito por gaúchos, com predominância de ítalo-brasileiros, principalmente nas últimas décadas do século passado.

Quando foi considerada 7º (sétimo) distrito de Chapecó em 1942, surgiu o nome de FAXINAL DOS GUEDES, pela existência da família Guedes Ramos, poderosos proprietários de terras, Antonio José e Estevão Guedes Ramos, provindo daí o nome GUEDES. Quanto a FAXINAL pela característica do município, FLORESTAS FAXINAIS, identificada por pastagens, entremeadas de arvoredo esguio.

Ainda em 1942, colonizadores iniciaram a venda de lotes das Fazendas. Construída a primeira Escola, a qual servia como Igreja Católica.

Por volta de 1943, foram abertas as primeiras ruas: instalação de uma casa comercial, a primeira serraria e ainda foi criado o Clube Recreativo Itagiba.

Em 1958, como Distrito do Município de Xanxerê, Faxinal dos Guedes conseguia a sua emancipação.

Sua economia hoje, gira em torno da agropecuária e indústria.

Imagem ilustrativa região turística Grande Oeste

Grande Oeste

Com paisagem campeira, parques ecológicos, cascatas, corredeiras e cânyons, a região é um convite à prática do ecoturismo e aos amantes das belezas naturais. As estâncias de águas termais, as propriedades de águas termais, além da cultura indígena caigangue completam o cenário desta região que é o maior centro agroindustrial de Santa Catarina e constitui-se na maior parte por municípios com menos de 10 mil habitantes.

Saiba mais sobre a região Grande Oeste acessando o
IDMS de Faxinal dos Guedes
Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável
0,000
Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc... Conheça o guia completo de serviços de Faxinal dos Guedes.
Saiba Mais

COMO CHEGAR

PRINCIPAIS DISTÂNCIAS

Florianópolis, SC Ver mapa >
Blumenau, SC Ver mapa >
Joinville, SC Ver mapa >
Chapecó, SC Ver mapa >
Lages, SC Ver mapa >
Criciúma, SC Ver mapa >
Porto Alegre, RS Ver mapa >
Curitiba, PR Ver mapa >
São Paulo, SP Ver mapa >
Brasília, DF Ver mapa >